Com o passar do tempo enxergamos e sentimos, em nossas vidas, os avanços da tecnologia, então muitas coisas mudam, e os exames de imagem também fazem parte dessa revolução.
O desenvolvimento de métodos utilizados no diagnóstico por imagem possibilitou uma avaliação mais eficiente dos órgãos internos, sem que houvesse a necessidade de cirurgias exploratórias. E isso facilitou o tratamento de muitas doenças.
Os exames de imagem são práticos, de realização rápida e proporcionam grande precisão. Também são seguros e entregam resultados confiáveis, permitindo que o profissional médico tenha segurança para indicar um plano de tratamento assertivo para o seu paciente.
Com a realização de exames de imagem ficou muito mais fácil detectar, de forma precoce, diversas doenças, como diferentes tipos de câncer, osteoporose, varizes recidivadas, trombose venosa profunda e doenças arteriais, por exemplo.
O que são exames de imagem?
Exames de imagem utilizam diferentes tecnologias para visualizar e avaliar estruturas internas do corpo do paciente. Dessa forma, é possível verificar o formato dos órgãos ou a textura de determinada região, analisando a existência de alguma alteração anatômica ou lesão.
Esses exames, também viabilizam o acompanhamento de doenças crônicas, com o objetivo de analisar a evolução do tratamento do paciente, além de possibilitar a avaliação do seu quadro de saúde após uma cirurgia.
Quais são os exames de imagem?
A avaliação de cada órgão ou tecido, pode exigir a utilização de meios diferentes para o diagnóstico de patologias. Por isso, existem variados tipos de exames de imagem, como:
- Ultrassonografia;
- Densitometria óssea;
- Mamografia;
- Radiologia;
- Entre outros.
O avanço tecnológico na área da medicina tem sido constante, permitindo que as técnicas empregadas e os equipamentos de diagnósticos por imagem estejam cada vez mais modernos, oferecendo alta definição e maior precisão nos resultados de exames.
Importância da realização de exames de imagem
- Auxilia no diagnóstico precoce de diversas doenças;
- São precisos e de alta definição;
- Não são invasivos;
- Oferecem menos riscos para o paciente.
É importante frisar que quanto mais cedo acontecer o diagnóstico de qualquer doença, mais simples será o tratamento, tornando as chances de cura maiores. Portanto, é seguro realizar exames de imagem, regularmente.
Você está em dia com os seus exames? Conte pra gente!